Prevenção de alagamentos: Adote um Bueiro, uma Inovação Social


PREVENÇÃO DE ALAGAMENTOS: ADOTE UM BUEIRO, UMA INOVAÇÃO SOCIAL

Na época das fortes chuvas ou mesmo fora desse período, os alagamentos e enchentes trazem consequências desastrosas para toda a população. Neste post desenvolvido pelos alunos de marketing da UDESC Balneário Camboriú, vamos conhecer uma inovação social que tinha como objetivo a prevenção de alagamentos: adote um bueiro.

Os alagamentos são um grande problema para as cidades. Em São Paulo, por exemplo, algumas localidades chegam a ficar ilhadas, e moradores ficam propensos à doenças graves como a leptospirose.  

Para evitar que as tubulações fiquem repletas de resíduos, a Prefeitura de São Paulo faz manutenção e limpeza dos bueiros. Na subprefeitura da Sé, mais de 3.500 limpezas são feitas mensalmente para amenizar o problema. Já no Distrito Federal, de janeiro a agosto deste ano, foram realizadas mais de 99 mil ações de retirada de lixo das bocas de lobo, e contabilizaram um montante de cerca de 23,7 mil toneladas de dejetos dos bueiros.

As prefeituras prestam esse serviço urbano de limpeza. Porém essas ações geram custos desnecessários para o poder público, isto porque com alguns cuidados e conscientização, a população pode contribuir para reduzir a ocorrência desse problema.

1 - O aplicativo adote um bueiro

Para tentar envolver os moradores e minimizar a presença de lixo nos bueiros, a capital do estado do Paraná, Curitiba, apoiou a criação de um aplicativo chamado Adote um Bueiro, em que os cidadãos poderiam se cadastrar e “adotar” um bueiro para cuidar. A ideia do aplicativo era mostrar a localização dos bueiros na cidade e gameficar o processo de engajamento do cidadão, envolvendo sensibilização e prêmios.


 A iniciativa surgiu de um grupo de programadores da organização Hackers Cívicos, da Open Knowledge Brazil, (que promove abertura de dados públicos) e o Code For All, em conjunto com a Prefeitura de Curitiba e a Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR.
O aplicativo destacou-se como inovação social, pela tentativa de solucionar o problema de alagamentos através de uma forma inovadora, sustentável e colaborativa, no qual o valor gerado beneficiaria, prioritariamente, a sociedade.

         Segundo a matéria da Stanford Social Innovation Review, intitulada Rediscovering Social Innovation, as mudanças que ocorrem a partir da Inovação Social podem ser disruptivas, uma vez que nos últimos 20 anos houve um “boom” nos investimentos relacionados ao tema. A internet com o uso das redes sociais e novas ferramentas tecnológicas ajudaram muito a movimentar essa ideia. E esse tipo de tecnologia que estreita o relacionamento entre pessoas e governo é denominada de tecnologia cívica. No caso do Adote um Bueiro, a tecnologia possibilitou a criação de um aplicativo que, com a gamificação, poderia aumentar a participação da comunidade, promovendo engajamento e conscientização dos moradores.
 
         Esse é o grande conceito da Inovação Social: unir a sociedade, empoderar os cidadãos, e aproximar a comunidade das entidades públicas, para um trabalho de esforço conjunto, conscientizando assim sobre as consequências da ação humana no ambiente.

             2 - Outros aplicativos semelhantes

           Outras ideias de aplicativos voltados para ações sociais já foram criadas, como: “Adote um Hidrante” (Japão), “Adote uma Sirene” (Boston/EUA), “Observatório do Aedes Aegypt”, “A Sociedade” e app´s de acessibilidade para pessoas com deficiência (como “Voice Over” e “Handtalk”). Alguns nem existem mais, outros têm de cem a mil downloads apenas, o que demonstra que ainda estamos engatinhando nessas ações.

            Mas o COLAB.re é um exemplo de que a inovação tecnológica pode sim andar de mãos dadas com a melhoria da vida em sociedade. O aplicativo de gestão pública colaborativa das cidades brasileiras, criado em 2013, foi reconhecido um ano depois como um dos cinco melhores app’s do mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Na ocasião foram avaliados 20 mil aplicativos nos quesitos inovação e contribuição para com a Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI). E mais de 40 prefeituras brasileiras já utilizavam a ferramenta como canal de relacionamento oficial à época.

             Em outubro de 2019 o aplicativo segue a todo vapor, contabilizando cerca de 200 mil usuários, que realizam fiscalizações, avaliações de instituições e serviços públicos; e propõem soluções que são encaminhadas aos órgãos responsáveis.

                 E você: qual sua opinião sobre o uso da tecnologia para o bem-estar social? E como pode inovar e impactar a sua comunidade?

Dê sua opinião, conte-nos sua ideia e nos dê sugestões de melhorias.
Você pode ajudar compartilhando este post com aquele seu/sua amigo/amiga que gosta deste tipo de tema.

Beatriz Dutra

Francielly Raquel Domingues Vianna 

Katya dos Santos 
Sofia da Silveira Pereira Borghi


Referências:
BUSINESS Village. Empreendendo entre chuvas e bueiros com wakeboards e hackers. Out. 2015. Disponível em: <http://www.businessvillage.com.br/blog/coworking/sobre-chuvas-wakeboard-bueiros-e-hackers-desafio-aceito?fbclid=IwAR3GnkZtf5R-14hPWiPNWx8n9Ix5qHWHiKt3-z50oYYWsJOxKRw9Abtl_Wc>. Acesso em: out. 2019.
CODE For Curitiba. Photos. Disponível em: <https://www.facebook.com/pg/CodeForCuritiba/photos/?ref=page_internal>. Acesso em: Out. 2019.
CODE For Curitiba. Sobre. Disponível em: <https://www.codeforcuritiba.org/#sobre>. Acesso em: Out. 2019.
DEDA, Rhodrigo.  Cresce a onda dos hackers que melhoram o serviço público. Gazeta do Povo. 13 ago. 2016. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/politica/republica/cresce-a-onda-dos-hackers-que-melhoram-o-servico-publico-bpwvsa7ev6kl00597jvasj75p/>. Acesso em: Out. 2019.
DEDA, Rhodrigo. O hacker-ativismo (re)faz a cabeça da política. Gazeta do Povo. Jun. 2015. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/colunistas/o-coro-da-multidao/o-hacker-ativismo-refaz-a-cabeca-da-politica-e757a3n4dk63jg5kdua1a65i2/>. Acesso em: Out. 2019.
DINO. Seis inovações tecnológicas que estão transformando a área da saúde. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/dino/seis-inovacoes-tecnologicas-que-estao-transformando-a-area-da-saude,18e960e8fb51b63d6bc1be18ffd2d167k2axtnpu.html>. Acesso em: out. 2019.
MEETUP. Code for Curitiba (uma brigada do Code for Brazil). Disponível em: <https://www.meetup.com/pt-BR/CodeforCuritiba/>. Acesso em: Out. 2019.
PHILLS Jr., James A.; DEIGLMEIER, Kriss; MILLER, Dale T. Rediscovering Social Innovation. Stanford Social Innovation Review. Disponível em: <https://ssir.org/articles/entry/rediscovering_social_innovation#>. Acesso em: Out. 2019
POMPEO, Carolina. Hackers do bem desembaraçam dados públicos “inacessíveis” à população. Gazeta do Povo. 10 out. 2015. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/hackers-do-bem-desembaracam-dados-publicos-inacessiveis-a-populacao-3bp6p0qzw04eme47kg7jhdtf2/>. Acesso em: Out. 2019.
PROXXIMA. Colab.re é um dos 5 melhores apps segundo a ONU. Disponível em: <https://www.proxxima.com.br/home/proxxima/noticias/2015/02/03/onu-elege-colabre-como-um-dos-5-melhores-apps-mundiais.html>. Acesso em: out. 2019.
SEBRAE. Como montar uma empresa de impacto social de aplicativo para celulares. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/appportal/reports.do?metodo=runReportWEM&nomeRelatorio=ideiaNegocio&nomePDF=Empresa%20de%20impacto%20social%20de%20aplicativo%20para%20celulares&COD_IDEIA=907f5bd2a4232510VgnVCM1000004c00210a>. Acesso em: out. 2019.
WIKIPEDIA. Civic technology. Disponível em: <https://en.m.wikipedia.org/wiki/Civic_hacking>. Acesso em: out. 2019.



Comentários

  1. Iniciativa muito bacana, engajando a sociedade de uma maneira "prazerosa" pra que uma obrigação se torne apenas uma ação que salve a vida de muitas pessoas

    ResponderExcluir

Postar um comentário