Empoderadas e Empreendedoras!

Empoderadas e Empreendedoras!
Conheça algumas mulheres que chegaram ao sucesso através do empreendedorismo social.
O objetivo principal do empreendedorismo social é produzir bens e serviços a determinada comunidade a fim de gerar desenvolvimento e soluções para problemas sociais por meio da geração de capital social, inclusão e emancipação social. Ele resgata pessoas em situações de risco social e promove uma melhor condição de vida.  Portanto, transformar o lucro em benefícios para uma sociedade é o que o diferencia do empreendedorismo comum.


Empreender não é para qualquer pessoa, sobretudo no Brasil. Mas se você for mulher, saiba que a dificuldade é ainda maior. Apenas 30% deste segmento é composto por mulheres!
Por isso, o Blog do LISS vai apresentar aqui alguns exemplos de Mulheres Empreendedoras Sociais.

Ilona Szabó

Referência em políticas de drogas e segurança pública, recentemente ela foi indicada a suplente para o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) pelo ministro Sérgio Moro, mas teve a nomeação revogada no dia seguinte a mando do presidente Jair Bolsonaro. A especialista é contra projetos que flexibilizem a posse de armas e é defensora da descriminalização e regulação do consumo de drogas.
Ilona Szabó é cientista política e empreendedora cívica, co-fundadora e diretora-executiva do Instituto Igarapé, instituição sem fins lucrativos, independente e apartidária. O Instituto é especializado em políticas públicas de combate à criminalidade, elabora proposições baseadas em evidências, produz pesquisas sobre novas tecnologias e influencia políticas públicas em segurança, justiça e desenvolvimento, promovendo sempre o diálogo com diferentes setores da sociedade. É hoje um dos principais think tanks do Sul Global e trabalha em parceria com governos, iniciativa privada e sociedade civil para criar soluções inovadoras para desafios sociais complexos, sempre com base em dados científicos.
A empreendedora também possui grande experiência em liderança de redes globais para alavancar reformas positivas. Foi coordenadora executiva do secretariado da Comissão Global de Políticas sobre Drogas entre 2011 e 2016. Antes disso, coordenou o secretariado da Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia e foi também roteirista do filme Quebrando o Tabu (2011).
Durante seu mandato nas duas comissões, foi responsável por auxiliar a definição de estratégias globais junto a intelectuais públicos, líderes empresariais e mundiais, como o ex-Secretário Geral da ONU, Kofi Annan, e de ex-presidentes de diversos países, inclusive Fernando Henrique Cardoso.
Ilona é um grande exemplo de atuação feminina em um território frequentemente encabeçado por homens. “Somos poucas nesses lugares. Eu mesma já fui muito descreditada por ser mulher e falar do que falo, meter onde me meto”.
empoderadas e empreendedoras1
Dráuzio Varella, João Gabriel de Lima, Fernando Henrique Cardoso e Ilona Szabó durante lançamento de seu livro “Drogas: as histórias que não te contaram”, seguido de debate sobre política de drogas na FAAP em março de 2017.
Vera Cordeiro


A organização Saúde Criança surgiu a partir da ideia de uma grande empreendedora social, Vera Cordeiro, médica clínica geral do Hospital da Lagoa - RJ. Quando trabalhava na pediatria, percebeu que muitas vezes a real causa da doença das crianças que chegavam ao hospital, eram as condições de miséria em que elas e suas famílias se encontravam. A Saúde Criança atua em áreas como educação, geração de renda, cidadania e moradia, promovendo o desenvolvimento humano.

Em 26 anos de projeto, juntamente com parceiros e voluntários, atendeu mais de 70.000 pessoas, diminuiu em 86% os dias de internações em hospitais e aumentou em 92% a renda das famílias acompanhadas (dados da pesquisa realizada pela Universidade de Georgetown). Atualmente se encontra na 19ª posição no ranking das 500 ONGs mais influentes do mundo (NGO Advisor). São cinco unidades espalhadas pelo Brasil e uma em Nova York.


Yvonne Bezerra



O Projeto Uerê, desenvolvido por Yvonne Bezerra, começou nas ruas do Rio de Janeiro com a Escola Sem Portas Nem Janelas. Yvonne atendia a um pequeno grupo de crianças e jovens em situação de rua do qual oito foram assassinadas por militares na chacina da Candelária, em 1993. Um dos sobreviventes passou a morar embaixo de um viaduto em São Cristóvão, onde Yvonne criou o Projeto Coqueirinho e passou a alimentar e escolarizar até 80 crianças por dia que viviam ali.



Em 1997 a Prefeitura removeu a pequena favela para o Complexo da Maré, o Projeto Coqueirinho recebeu uma sede e deu início ao Projeto Uerê. Atualmente ele atende 420 crianças no Complexo de Favelas da Maré e mais de 130.000 crianças são beneficiadas pela Pedagogia UERÊ-MELLO no Brasil.



Alcione Albanesi


Criado por Alcione Albanesi, o grupo Amigos do Bem leva para as famílias do sertão nordestino roupas, alimentos, atendimento médico, odontológico, entre outros serviços. Este se tornou um trabalho de transformação, com inúmeros projetos educacionais e autossustentáveis que hoje movimentam a vida de mais de 60 mil pessoas nos estados de Alagoas, Ceará e Pernambuco. Os Amigos do Bem atuam em diversas áreas a fim de promover uma transformação efetiva na vida das milhares de pessoas atendidas.


empoderadas e empreendedoras 4




O grupo se sustenta em quatro pilares:

Educação: oferecendo programas educacionais a crianças e jovens das comunidades atendidas, potencializando as habilidades para o exercício da cidadania. 

Trabalho: investindo na geração de renda promovendo inclusão social no sertão nordestino, por meio de projetos autossustentáveis, de acordo com o potencial de cada localidade. Além de promover a contratação de profissionais das áreas administrativa, educacional e de serviços em geral.


Saúde - no sertão nordestino, milhares de pessoas em extremo risco social enfrentam difíceis condições, como a falta de água, alimento e saneamento básico. A população vive em localidades distantes e de difícil acesso aos centros de saúde, que muitas vezes não dispõem de profissionais e medicamentos. Para amenizar essa situação, médicos e dentistas voluntários realizam atendimento humanitário e emergencial nos povoados. 

Infraestrutura - quatro Cidades do Bem foram construídas nos estados de Pernambuco (Buíque e Inajá), Alagoas (São José da Tapera) e Ceará (Mauriti), dotadas de completa infraestrutura, foram criadas com o objetivo de desenvolver o potencial de cada região e gerar autossustentabilidade.
Os moradores das comunidades assistidas trabalham na fabricação de castanhas, doces, pimentas e artesanato. A venda desses produtos gera renda e ajuda a manter os projetos no sertão. Fazem kits compostos por produtos artesanais, 100% solidários, feitos com matérias primas de alta qualidade. São presentes que, além de exclusivos, ajudam a promover a inclusão social e gerar renda e dignidade para famílias que vivem em regiões de extrema pobreza no Brasil.
Historicamente o papel da mulher na sociedade é subjugado na maior parte das vezes, mas felizmente há cada vez mais exemplos de empoderamento feminino se destacando.
Mulheres já são maioria populacional em muitos países e controlam o orçamento familiar em muitos lares. Por isso têm se mostrado potentes agentes de transformação social da nossa realidade. A força feminina não pode ser menosprezada!
Curta, comente, compartilhe e siga nosso blog nas redes sociais.
Conteúdo desenvolvido por:

















Douglas Henrique Almeida: bacharel em Cinema, produtor cultural, servidor público e acadêmico de Administração Pública da UDESC.
 

Júlia Adrielle Malheiros: acadêmica de Administração Pública da UDESC.

Julia Campião Isotton: acadêmica de Administração Pública da UDESC e Gestão de Startup e Empreendedorismo Digital.

Júlia Eduarda Dal Berto: acadêmica de Administração Pública da UDESC.

Referências

Instituto Igarapé. Sobre o Igarapé. Disponível em <https://igarape.org.br/sobre-o-igarape/>. Último acesso em 09/05/19.
Instituto Igarapé. Ilona Szabó de Carvalho. Disponível em <https://igarape.org.br/pt-br/ilona-szabo/>. Último acesso em 09/05/19.
Instituto Igarapé. Conheça Ilona Szabó, líder poderosa pela descriminalização do uso de drogas. Disponível em <https://igarape.org.br/conheca-ilona-szabo-lider-poderosa-pela-descriminalizacao-do-uso-de-drogas/>. Último acesso em 15/05/19.
Revista FAAP. Drogas, debate aberto, de Camila Eiroa. Disponível em <http://revista.faap.br/drogas-debate-aberto-fernando-henrique-cardoso-fhc-drauzio-varella-ilona-szabo/>. Último acesso em 15/05/19.
Blog GovTech, de Letícia Piccolotto - Mãe e empreendedora: elas controlam R$ 148 tri, mas ainda lutam por espaço. Disponível em <https://govtech.blogosfera.uol.com.br/2019/05/11/mae-e-empreendedora-elas-controlam-r-148-tri-mas-ainda-lutam-por-espaco/>. Último acesso em 12/05/19.
Website oficial Saúde Criança. Disponível em <https://www.saudecrianca.org.br/#>. Último acesso em 15/05/19.
Atados. Conheça Vera Cordeiro, mulher que está a frente do Saúde Criança. Disponível em <https://medium.com/atados-hist%C3%B3rias/conhe%C3%A7a-vera-cordeiro-mulher-que-est%C3%A1-a-frente-do-sa%C3%BAde-crian%C3%A7a-74dd59a6d7d3>. Último acesso em 16/05/19.
Website oficial da ONG Amigos do Bem. Disponível em <https://www.amigosdobem.org/>. Último acesso em 15/05/19.
Website oficial da ONG Amigos do Bem. Palavra da Presidente. Disponível em <https://www.amigosdobem.org/palavra_da_presidente/>. Último acesso em 15/05/19.
Projeto Draft. O grande desafio é a empresa sempre superar a si mesma. Senão, ela não sobrevive. Disponível em <https://projetodraft.com/a-vida-e-o-trabalho-de-uma-empreendedora-iluminada/>. Último acesso em 15/05/19.>. Último acesso em 15/05/19.
Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Amigos do Bem geram mais de mil empregos em comunidades carentes do sertão nordestino. Disponível em <https://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2018/11/amigos-do-bem-geram-mais-de-mil-empregos-em-comunidades-carentes-do-sertao-nordestino.html>. Último acesso em 15/05/19.
Website oficial do Projeto Uerê - História. Disponível em <https://www.projetouere.org.br/quemsomos>. Último acesso em 16/05/19.
Website oficial do Projeto Uerê - A Pedagogia. Disponível em <https://www.projetouere.org.br/a-pedagogia>. Último acesso em 16/05/19.
Revista Trip. Yvonne Bezerra de Mello. Disponível em <https://revistatrip.uol.com.br/tpm/yvonne-bezerra-de-mello>. Último acesso em 16/05/19.
El País. A professora das crianças perdidas. Disponível em <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/08/10/politica/1502381690_502888.html>.

Último acesso em 16/05/19.




Comentários

Postar um comentário