Como funciona o abrigo para mulheres vítimas de violência em Balneário Camboriú?



COMO FUNCIONA O ABRIGO PARA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ?

Desde 2017, funciona em Balneário Camboriú um abrigo para mulheres vítimas de violência. Vamos conhecer as ações que essa organização social realiza?

A CASA DAS ANAS



É em casa que elas apanham! Uma pesquisa realizada pelo Datafolha e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelou que dentre as agressões mais violentas contra mulheres, 61% são praticadas por conhecidos, 19% delas são cometidas por companheiros e 16% das agressões por ex companheiros.
Com base nesses dados, a ONG Casa das Anas, inaugurada em Balneário Camboriú no ano de 2017, é um abrigo com o objetivo de oferecer acolhimento institucional para mulheres em situação de violência.

mulheres vítimas de violência em balneário camboriú


Na Casa das Anas também é oferecida proteção social para mulheres que necessitam apoio para o fortalecimento de vínculos, da autoestima e reconstrução de seu projeto de vida.
O espaço, tem seu endereço mantido em sigilo por questão de segurança e tem capacidade para 24 mulheres, atualmente acolhe 20, algumas delas com seus filhos e filhas.

A ESTRUTURA DA CASA DAS ANAS

Além do acolhimento das mulheres vítimas de violência, a Casa das Anas busca a localização e contato com familiares, orientar as mulheres para retornar a estudar e encaminhamento a cursos profissionalizantes, realização de oficinas artesanais e atividades culturais, além do auxílio para retornar ao mercado de trabalho.
 A ONG trabalha em parceria com a Prefeitura de Balneário Camboriú, através de um termo de cooperação assinado entre as instituições e recebe repasses  do município para acolher as mulheres. A casa conta com uma equipe com coordenação, educadoras sociais, psicóloga, assistente social, cozinheira, assistente administrativo e auxiliar de limpeza.

INSPIRAÇÃO DA ONG: VIDAS RECICLADAS

A iniciativa de abrigar mulheres vítimas de violência através da Casa das Anas, nasceu na ONG Vidas Recicladas, em Santos, São Paulo, em 2004.

mulheres vítimas de violência em balneário camboriú 1

Além do trabalho voltado para as mulheres, a ONG também atua no intuito de assistir comunidades carentes, pessoas e famílias em situação de rua ou risco

MAIS INFORMAÇÕES

Ficou interessado em conhecer mais sobre a Casa das Anas? Você encontra mais informações no site da ONG e ainda pode contribuir!



Conteúdo desenvolvido por:



Marcos Borges

Acadêmico do curso de Administração Pública da Udesc Balneário Camboriú

REFERÊNCIAS
Casa das Anas: <http://casadasanasbc.com.br/> Acesso em 10/05/2019.

Datafolha e Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Visiível e Invisível. <http://www.forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2017/03/relatorio-pesquisa-vs4.pdf> Acesso em 20/05/2019

ONG Vidas Recicladas: <http://vidasrecicladas.org/> Acesso em 10/05/2019.




Comentários