Como fazer um resumo de trabalho científico?




Guia completo para fazer um resumo de trabalho científico!





Você pode estar em dúvida sobre como produzir um resumo para o CONSUS (Congresso de Sustentabilidade), apoiado pelo Laboratório de Inovação Social e Sustentabilidade (LISS) da UDESC. Neste vídeo fizemos um guia para facilitar a escrita de um resumo para a pesquisa!


Ao escrever um resumo você realiza uma apresentação concisa dos pontos relevantes do trabalho. Confira as dicas do guia para elaborar um resumo de leitura rápida e dinâmica!

     1) Título: É o cartão de visita do resumo! Você pode soltar a criatividade e relacionar palavras-chave e a metodologia utilizada no estudo. Não se esqueça o título é o convite para o público se interessar pelo seu trabalho.

     1) Objetivo: qual é a sua meta com o trabalho? Este tópico e responsável por expressar a ideia principal e deve estar na primeira frase do resumo. Não esqueça do objetivo ou problema, pois ele que será alcançado/respondido na pesquisa.

     2) Materiais e métodos: de que maneira você vai alcançar o objetivo? Após apresentar o objetivo você deve fazer uma breve descrição da metodologia utilizada para atingi-lo. Aqui, descreva de forma reduzida como foram coletados e analisados os dados. Por exemplo, podemos coletar os dados em organizações que trabalham com a educação sustentável, com as crianças que participam deste projeto. Esta coleta pode ser feita de várias maneiras, como questionário, entrevistas, observação, etc. Na análise, explicar como foram analisados os dados, como a análise da estatística descritiva.

   3) Resultados: a sequência lógica é informar qual ou quais foram os principais resultados obtidos. É importante apresentar informações quantitativas reais ao invés de afirmações vazias, assim o leitor perceberá que de fato o trabalho teve resultados. Aqui é importante colocar, além dos resultados concretos, qual a real contribuição do artigo. Por exemplo, na área da sustentabilidade o seu artigo pode contribuir com o desenvolvimento de um novo método para limpar a água, ou até mesmo, pela nova discussão de um tema emergente!

  4) Conclusões: quais são as conclusões do trabalho? Que análise você faz dos resultados obtidos? Sim, você contará spoilers do seu trabalho no resumo.

Lembre-se de não se estender muito na hora de falar sobre a metodologia e os resultados. Objetividade é a palavra-chave!

Fique atento ao número de caracteres, pois cada submissão de resumo possui suas especificidades.


Seguindo este modelo você certamente conseguirá produzir um resumo de trabalho científico de qualidade.

Não esqueça que a submissão dos resumos é até dia 27/09! Você pode submeter até dois resumos por autor no CONSUS! Caso tenha mais alguma dúvida, pode nos contatar pelo e-mail: liss.cesfi@gmail.com!

Comentários