O que é inovação social?



O que é inovação social? 


No post passado relatamos os quatro projetos integrados ao LISS e verificamos que o programa “aborda e conscientiza a população sobre os problemas sociais e ecológicos, apresentando novas formas para solucionar esses problemas (inovações sociais)”. Desta forma, um dos nossos objetivos é fomentar e disseminar esse tipo particular de inovação.
Entretanto, você já parou para pensar o que é inovação social (IS)? Quais as diferenças entre inovação tecnológica e social? Por que classificamos alguma ação como I.S.? Que exemplos de inovações sociais existem? Essas perguntas que iremos responder no post de hoje!
Inovar é sempre importante certo? Estamos sempre querendo inovar em algo (principalmente na graduação, para ganhar aquele ponto extra e garantir o 7 no final do semestre), no entanto, você já parou para pensar em algo mais específico? Como Inovação Social?


Inovação tecnológica

Hoje em dia, muito se fala sobre inovação social e suas aplicações, porém, esse termo, muitas vezes é colocado de forma errada. Inovação social é algo muito mais amplo e não é qualquer mudança em uma estrutura ou tratamento que se pode se encaixar como uma.
A Inovação Tecnológica é uma ramificação das inovações que acontece quando uma empresa pública ou privada, procura mudar as estruturas atuais, ou seja, quando uma empresa possui um “problema”, ela irá buscar a solução para o mesmo por meio de uma nova maneira, em que resultará em um novo ou uma nova forma de produto, disponibilizado no mercado.
Diversos autores trabalham sobre o tema, sendo que o seminal é Shumpeter. Inovação na visão de Shumpeter, pertencia ao campo da ciência e tecnologia, onde ocorre a criação de um novo produto ou uma nova combinação de algo já existente. O autor acreditava que a Inovação era o principal fator das mudanças que acontecem em escala mundial, e a responsável pelo desenvolvimento das nações, em que cada empresa busca ser única no mercado. Desse modo, Shumpeter afirma que é apenas por meio de inovações que os países poderão crescer política e economicamente e se diferenciar dos demais países.

Inovação Social

As ações desenvolvidas pelo LISS não contemplam todos os tipos de inovações existentes, desse modo, iremos nos atender apenas na Inovação Social, que o nosso principal foco de trabalho.
Falando agora especificamente sobre a Inovação Social, existem inúmeras definições do que seria considerado uma inovação social, vamos citar alguns para se ter uma noção e perceber as diferenças entre si. Lévesque (2001) afirma que as inovações sociais são como soluções para a resolução de precariedade social, ou seja, a resolução dos problemas que aparecem; Pol e Ville (2009) acreditam que seria uma ideia nova capaz de melhorar a qualidade ou quantidade de vida; Rodrigues (2006) afirma que seria uma mudança em como o indivíduo se reconhece no mundo em que participa, assim como expectativas entre as pessoas por meio de abordagens, ações e intervenções.
Podemos perceber os vários conceitos que a inovação social pode apresentar, mas é importante ressaltar que ela se caracteriza, principalmente por uma ideia nova, uma expectativa, uma abordagem diferente das existentes para um problema que parecia ser sem solução.

É interessante notar que as Inovações Sociais podem ser Inovações Tecnológicas, como? Vejamos um exemplo, a UDESC de Joinville possui o programa “Assistiva”, que utiliza da tecnologia para a inserção social de pessoas com deficiência. Entre as suas ações, podemos citar o desenvolvimento de tecnologias para a acessibilidade digital de pessoas com deficiências físicas e intelectuais para que essas pessoas possam usufruir de computadores, tablets e smarthphones. Porém, é importante ressaltar que Inovações Sociais podem ser Inovações Tecnológicas, mas nem toda Inovação Tecnológica é Inovação Social, pela característica simples de que a tecnológica possui sua maior preocupação na economia, ou seja, o desenvolvimento econômico, enquanto que a social busca a solução para os problemas de cunho social.
A função básica da Inovação Social já foi enfatizado anteriormente, como um modo de resolver problemas sociais, ou seja, seu objetivo principal é servir a comunidade por meio de alguma mudança que possa contribuir para a justiça e equidade social. Desse modo, Moulaert (2005) acredita que uma Inovação Social deve possui três principais anseios: 1) mudar as relações sociais e de poder; 2) empoderar membros excluídos da sociedade; e 3) contribuir para a satisfação das necessidades humanas (seja pelo Estado ou mercado). 

Percebemos então, que as Inovações procuram responder problemas socioeconômicos, para que ocorra a melhora na qualidade de vida dos atores que participam da sociedade.

Inovação social e política

Agora que já entendemos bem o que é uma Inovação Social, vamos procurar sua relação com as tomadas de decisões políticas de uma determinada região.
As melhorias ou mudanças tanto de relações quanto estruturas, são a base para que uma organização possa se destacar ou melhorar os seus processos, uma vez que ocorre a mudança de algo que já existia e não estava funcionando como deveria. É necessário a identificação de Inovações Sociais, principalmente no setor público que tem como principal objetivo a tender as demandas sociais, para que a mesma seja estimulada na tomada de ações por meio de um órgão político que possui o poder para implementá-la adequadamente.
Para exemplificar, pense o seguinte, em um estado brasileiro ocorreu um surto de uma doença pouco conhecida e é necessário que se encontre a sua cura. Para isso, é necessário um estudo detalhado para se saber qual é a doença e assim, encontrar sua cura adequadamente. Ou seja, buscar a cura para uma doença que está afetando uma grande quantidade de pessoas, seria uma Inovação Social, uma vez que é a busca pela resolução de um problema. Desse modo, acontece primeiro o conceito do que é uma Inovação Social para que possa ocorrer o desenvolvimento de ações por meio de políticas públicas.
É importante ressaltar que uma Inovação Social dificilmente acontece por meio uma pessoa só, na maioria dos casos sempre ocorre um debate entre um grupo maior de pessoas para que se tenha mais de uma opinião para uma tomada de ações.
Por fim, trazendo um exemplo de como a Inovação Social pode gerar resultados grandes e como outros países podem se inspirar e reproduzir as mesmas ações, adequando para cada realidade. Os Alcoólicos Anônimos, são um grupo que surgiu em 1935 no EUA, como um modo de ajudar as pessoas que possuem vício em álcool, oferecendo reuniões e oficinas terapêuticas. Por ser uma ação simples e que trouxe muitos resultados positivos, chegou a atingir 180 países, inclusive o Brasil.
O exemplo acima mostra como o surgimento dos Alcoólicos Anônimos conseguiu melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas. Mas como isso se encaixa em uma Inovação Social? Anteriormente foi relatado sobre as dimensões de uma Inovação Social segundo Moulaert (2005), e perceba como o exemplo se encaixa nessa definição: os alcoólicos anônimos conseguiram uma aproximação entre o poder público e as pessoas com problemas com alcoolismo; o grupo conseguiu empoderar essas pessoas que estavam excluídas da sociedade, promovendo a cura ou melhora do alcoolismo; e por fim, conseguiu contribuir para a satisfação das necessidades humanas, melhorando a qualidade de vida das pessoas que antes, viviam em condições precárias e não possuíam qualquer ajuda.

E você? Comente para nós alguns exemplos de Inovação Social!



Conteúdo desenvolvido por:




















Natália Amaro
Bolsista do Liss 



REFERÊNCIAS

MICHELS, Juliana P. O Caso do Programa Mulheres Sim do IFSC. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

MOULAERT, F. Social innovation, governance and community building. Bruxelas: European Commission, 2005.

PROFISSIONAIS TI. Afinal de conta, o que é Inovação Tecnológica? Disponível em: <https://www.profissionaisti.com.br/2011/09/afinal-de-contas-o-que-e-inovacao-tecnologica/>. Acesso em 29 jul. 2019.

UDESC. Livreto – Ações de Extensão CCT. Disponível em: <https://www.udesc.br/arquivos/cct/id_cpmenu/1228/LIVRETO___A__es_de_Extens_o___2018_15188147859697_1228.pdf>. Acesso em 29 jul. 2019.

XIX ENGEMA. A importância da Inovação Social no contexto atual: uma pesquisa bibliométrica sobre a produção acadêmica dos últimos 20 anos. Disponível em: <http://engemausp.submissao.com.br/19/anais/arquivos/216.pdf>. Acesso em 18 jul. 2019.

XXXII ENCONTRO NACIONAL DE ENGANHARIA DE PRODUÇÃO. O desenvolvimento da Teoria da Inovação Schumpeteriana. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2012_TN_STO_164_954_21021.pdf>. Acesso em 29 jul. 2019.


Comentários