Case de inovação social: PPG Informativo




Case de inovação social: PPG Informativo

No post anterior, falamos sobre as diferenças entre as Inovações Sociais e Tecnológicas, e a aplicabilidade de cada um dos diferentes tipos de inovações, bem como suas características e demais exemplos. Hoje, iremos um pouco mais a fundo em um case de Inovação Social no Brasil, o PPG Informativo.
O PPG Informativo foi uma verdadeira revolução comunicacional para as comunidades onde são utilizadas, no qual ocorre uma carência na divulgação de informações. Esse problema de acesso de informações é algo que parece estar distante de nós, mas é algo que acontece muito no Brasil.
Como sabemos, a desigualdade é um dos maiores problemas no mundo atualmente, segundo o Observatório do Terceiro Setor, o Brasil se destaca como sendo o 9º país mais desigual do mundo. Não é difícil perceber essa realidade, e a vemos muito bem nos centros urbanos, como São Paulo, onde a cidade, conhecida pelos seus grandes prédios vidrados, casas luxuosas e grandes empresários, dividem a calçada com moradores de ruas em situações precárias e desumanas.
O mesmo acontece com as pessoas que moram em áreas mais afastadas ou em favelas do Rio de Janeiro. Lugares onde, na maioria das vezes, não existe transporte coletivo, postos de saúde, escolas e nem mesmo água encanada! O mais espantoso é que elas representam mais da metade da população brasileira, e que o que chega até elas não são a mesma coisa do que para o resto da população.



Case de inovação social: ppg informativo

Da mesma forma que as oportunidades e os serviços públicos não alcançam essas pessoas, o mesmo acontece com a informação. Em muitas dessas comunidades, as notícias não chegam até todas as pessoas, e isso afeta o dia-a-dia delas, porque os moradores não sabem as realidades sobre segurança ou pedidos de ajuda que acontecem no próprio local onde moram.
Percebemos aqui que existe um problema, logo precisamos de uma solução, e o que isso te lembra? Isso mesmo! Inovação Social!
Podemos dizer que hoje em dia, há uma mudança na forma como as pessoas se informam e se comunicam correto? Pense como você acessa as notícias atualmente é por meio da internet ou pela tv? E do seu bairro, como você fica sabendo das notícias? Muitas informações, atualmente são compartilhadas nas redes sociais, como Instagram, Facebook e Whatsapp. Mas isso não é realidade em todo o território brasileiro, em alguns lugares o App mais utilizado é o Facebook.


Ppg informativo 1


2. Nascimento da inovação social: Ppg Informativo.

E foi nesse contexto que Ana Muza Cipriano, moradora do Rio de Janeiro, juntou a falta de informação nas comunidades, com o Facebook e desenvolveu o PPG informativo. Criado em 2014, o PPG Informativo.
é a mídia informativa das comunidades Pavão-Pavãozinho e Cantagalo do Rio de Janeiro. A ideia é que a página do Facebook possa informar os moradores dessas localidades sobre assuntos referentes à segurança, oportunidades, educação, cultura, lazer e demais outros.
O nascimento do PPG Informativo aconteceu, pois, um dia sua criadora ficou sem água e não teve acesso a essa informação. Daí veio a ideia de criar uma mídia digital (página do facebook) para circular informações na comunidade. Isso rompe com as ideias das mídias tradicionais, dando a possibilidade dos moradores da comunidade se comunicaram de forma mais dinâmica e tendo um importante papel para que as pessoas que moram nessas comunidades se sintam representadas e possam entender mais claramente sobre os assuntos que são de seu interesse.
O surgimento das inovações sociais já é estudado dentro da academia a algum tempo. Assim como observamos no caso, a dinâmica de exclusão social e privação das necessidades humanas (como no caso, a falta de informação), são combatidas por meio das dinâmicas das inovações sociais (Gonzalez et al., 2010).

3. Como funciona a inovação social - PPG Informativo
O trabalho é feito de forma voluntária pela sua criadora, Ana Muza, que morou por 27 anos na comunidade, sendo ela a diretora geral e jornalista. Larissa Montez é a assistente de comunicação e Thamila Magno a designer. A página funciona como um noticiário com informações que são repassadas diariamente sobre e para a comunidade. Os moradores podem entrar em contato com a página que contribui para os problemas decorrentes, como falta de água e luz. O jornal consegue unificar as informações que são sobre Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, e também acaba por ter como objetivo facilitar a comunicação entre as Associações e os moradores, como se fosse uma ponte.
Além do PPG Informativo, Novas ações foram surgindo para responder as demandas da sociedade. O PPG imóvel é uma corretora de imóveis virtual, com intuito de oferecer ofertas de aluguéis e compra de imóveis pela internet. Além disso, tal inovação também contribui com o meio ambiente, ao conscientizar os moradores e diminuir os anúncios impressos sobre imóveis vagos na região, que acabava por sujar as valas e as ruas.
Ana não mora mais na comunidade, mas nem por isso está por fora dos assuntos da mesma, semanalmente ocorrem reuniões nas favelas, e os moradores entram em contato por WhatsApp e pelo próprio Facebook, onde é possível enviar fotos anonimamente com a hashtag #clickmorador. Os moradores podem escolher o tipo de informação que irão receber, por meio de um cadastro gratuito e online.

4. Conclusões sobre a inovação social
Percebemos com o PPG Informativo, um grande exemplo de como uma Inovação Social pode ajudar a melhorar a vida de pessoas que estão excluídas de alguma necessidade básica como, neste exemplo, a informação jornalística. O problema da falta de informação foi resolvido e além disso, pôde-se ter um local onde as pessoas podem acessar com facilidade todas as informações necessárias e também oportunidades de empregos, imóveis, vendas e trocas.
Concluindo, para resumir este caso, nós construímos um quadro para facilitar a aprendizagem sobre o tema da inovação social!
Como a inovação social funciona?
São diversos canais de mídias digitais, no qual as comunidades de duas favelas do Rio de Janeiro podem ter acesso a informação local mais rapidamente.
Como nasceu a inovação social?
Sua criadora ficou sem água e não teve acesso a essa informação. Assim, surgiu a ideia de criar uma mídia digital (página do facebook) para circular informações na comunidade.
Qual o objetivo da inovação social?
Circular informações em um local em que não há acesso a algumas informações pelo poder público.
Quais os impactos de curto prazo da inovação social? (Outcomes)
·         Aumento da quantidade de notícias e qualidade do acesso à informação;
·         Maior participação social da comunidade;
·         Facilitou o acesso a imóveis e a divulgação de alugueis.

E aí, o que você achou desta inovação social? Compartilhe este post ou comente sobre um caso de I.S. que você conheça. Você também pode nos enviar um e-mail sobre algum caso de inovação social para postarmos aqui no Blog!





















Natália Amaro
Bolsista do LISS



Referências
RAMO, Camille. A mídia comunitária e participativa do PPG. Disponível em: <https://www.vozdascomunidades.com.br/comunidades/pavao-pavaozinho/midia-comunitaria-e-participativa-do-ppg/>. Acesso em: 22 fev. 2017.
Gonzalez, S., Frank, M., & Martinelli, F. (2010). ALMOLIN: How to analyse social innovation at the local level? In Can Neighbourhoods Save the City? Community development and social innovation (1st ed., Vol. 1, pp. 49–67). New York: Routledge

Comentários